O braille é empregado por extenso, isto é, escrevendo-se a palavra, letra por letra, ou de forma abreviada, adotando-se código especiais de abreviaturas para cada língua ou grupo linguístico. O braille por extenso é denominado grau 1; já o grau 2 é a forma abreviada, empregada para representar as conjunções, preposições, pronomes, prefixos, sufixos, grupos de letras que são comumente encontradas nas palavras de uso corrente. A principal razão do emprego do braille grau 2 é reduzir o volume dos livros impressos nesse sistema, permitindo o maior rendimento na leitura e na escrita. Uma série de abreviaturas mais complexas forma o grau 3, que necessita de um conhecimento profundo da língua, uma boa memória e uma sensibilidade tátil muito desenvolvida por parte do leitor cego. A Comunique Desenvolve cartilhas, cartarzes, placas entre outros
Uma das alternativas comunicacionais acessíveis é a audiodescrição (AD). O recurso da audiodescrição vem para facilitar o acesso de conteúdos audiovisuais (filmes, teatro, palestras e eventos) ou imagens estáticas (fotografias, gráficos, planilhas, museu, obras de arte) para pessoas com deficiência visual, a comunique realiza todos esses trabalhos, além da consultoria com uma pessoa cega.
A Comunique oferece dois tipos de legendas: Legendas Ocultas (CC) e Legendas Abertas.
Legendas Ocultas (CC)
As Legendas Ocultas, comumente referidas pela sigla CC (Closed Captions), são transmitidas via sinal de televisão e destinam-se a auxiliar deficientes auditivos. Diferentemente das legendas convencionais, as Legendas Ocultas incluem descrições de sons além do diálogo, proporcionando uma compreensão completa do áudio do vídeo. Em programas gravados, o texto das Legendas Ocultas corresponde ao conteúdo do teleponto. Esse tipo de legenda pode ser ativado ou desativado pelo visualizador.
Legendas Abertas
As Legendas Abertas são incorporadas diretamente ao vídeo e, portanto, não podem ser desativadas. Elas são inseparáveis do conteúdo audiovisual e aparecem permanentemente na tela.
Com esses recursos, garantimos que nossa comunicação seja acessível a todos os públicos.